quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Grande actividade solar no ciclo solar 24



Crédito: NASA/SDO/SOHO

O clip de vídeo mostra a grande tempestade solar de categoria X2 observada pelo Observatório Solar Dinâmico (SDO) em luz ultravioleta extremo, em 15 fevereiro de 2011, foi ampliada e sobreposta a um vídeo do SOHO para o mesmo período. Esta foi a maior erupção solar desde 5 de dezembro de 2006. As imagens mostram a margem ténue de um halo CME (ejecção de massa coronal), enquanto se afastava para longe do Sol e indo em direção à Terra.

Crédito: NASA/SDO

O sol emitiu sua primeira crise de classe X, em mais de quatro anos, em 14 de fevereiro às 08:56 EST.
As tempestades de classe X são os eventos solares mais poderosos e que podem provocam blackouts de rádio e tempestades de radiação de longa duração, podendo prejudicar as comunicações na Terra.
Esta actividade vem no seguimento de algumas crises classe M e várias explosões classe C, nos últimos dias.

Crédito: NASA

A região activa 1158 teve uma crise classe X2.2 na noite de 15 de fevereiro, a maior tempestade desde dezembro 2006 e o maior surto até agora no ciclo solar 24. Nesta ampliação da região da tempestade, obtida pelo SDO no comprimento de onda ultravioleta extremo de 193 Angstrons, a maior parte da linha vertical foi provocada pelo flash brilhante que sobrecarregou o gerador de imagens SDO.
Este evento classe X também foi acompanhada por uma ejeção de massa coronal (CME), uma enorme nuvem de partículas carregadas que viajam para o espaço a cerca de 900 quilómetros por segundo. Esta noite pode haver auroras em latitudes mais elevadas.

Fonte: NASA

Sem comentários: