segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Imagens do rinoceronte-de-Java à beira da extinção

A organização para a conservação da natureza WWF Indonésia capturou imagens de vários rinocerontes-de-Java com as suas crias, no Parque Nacional de Ujung Kulon (Indonesia).


O rinoceronte-de-Java está bastante ameaçado por doenças, caça furtiva e ainda desastres naturais. Uma erupção do vulcão Krakatoa poderia arrasar rapidamente a península onde se encontra esta população de rinocerontes. Em todo o caso, estas imagens permitem verificar que os rinocerontes se estão a reproduzir no seu habitat natural (estes animais não existem em cativeiro), embora a sua sobrevivência não esteja garantida.

O Parque Nacional de Ujung Kulon, em Java, abriga a última população de Rhinoceros sondaicus. O parque foi criado em 1980, compreendendo a península de Ujung Kulon e várias ilhas adjacentes, cercando a reserva natural de Krakatoa. Em 1991 foi declarado pela UNESCO como Património Mundial - Fonte: wikipédia

De acordo com a organização ambientalista, o rinoceronte de Java provavelmente é o mamífero mais ameaçado do planeta, pois só existem 40 indivíduos desta espécie e todos vivem isolados no Parque Nacional onde foram filmados.
A WWF Indonésia defende a deslocalização de alguns destes animais para desenvolver novas populações, como tem acontecido com outras espécies de rinocerontes na África e Sudeste Asiático.
Fonte: El Mundo

Sem comentários: