quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Nuvens polares brilhantes observadas pela Estação Espacial Internacional

As nuvens polares mesosféricas podem ser observados a partir da superfície da Terra e também pelos astronautas, em órbita a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS). Quando o Sol se põe no horizonte e a superfície da Terra fica escura, as nuvens a altas altitudes ainda são iluminadas durante algum tempo pela luz solar. Ocasionalmente, a faixa da órbita da estação espacial paralela à linha que separa o dia da noite da Terra, permite que a tripulação possa ver as nuvens polares mesosféricas no crepúsculo.

Nuvens polares mesosféricas no Hemisfério Norte, observadas pela tripulação da ISS, em 16 de Junho de 2010 - Crédito: Earth Observatory/ISS

Esta invulgar fotografia, obtida pelos astronautas da Expedição 24 a bordo da ISS, mostra as nuvens polares mesosféricas iluminadas pelo Sol nascente, em vez do pôr-do-Sol. As nuvens baixas no horizonte aparecem amarelo e laranja, enquanto as nuvens altas e os aerossóis (partículas como as poeira e poluição) são iluminadas de um branco brilhante. As nuvens polares mesosféricas aparecem como fitas azuis estendidas em toda a parte superior da imagem. Estas nuvens finas de partículas de gelo ocorrem normalmente em altas latitudes de ambos os Hemisférios Norte e Sul, e altitudes elevadas (76-85 km, perto da fronteira entre as camadas atmosféricas mesosfera e termosfera).

Nuvens polares mesosféricas no Hemisfério Sul, observadas pela tripulação da ISS, em 30 de Janeiro de 2010 - Crédito: Earth Observatory/ISS

A 30 de Janeiro de 2010, um raro alinhamento semelhante da faixa da órbita da ISS, a posição da linha separadora dia/noite, e a posição sazonal da Terra na sua órbita ao redor do Sol permitiu que os astronautas capturassem imagens impressionantes de nuvens polares mesosféricas sobre o Hemisfério Sul.
Fonte: Earth Observatory

Sem comentários: