segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

O 'manuscrito Voynich' foi feito entre 1404 e 1438, no Renascimento

Pesquisadores da Universidade do Arizona conseguiram datar o que é considerado "o manuscrito mais misterioso do mundo". O 'manuscrito Voynich', um livro cheio de desenhos e escritos que ainda ninguém decifrou, segundo os pesquisadores, foi feito entre 1404 e 1438, no Renascimento.
Uma equipa liderada por Greg Hodgins, no departamento de Física da universidade, usando a datação por radiocarbono (Carbono-14), descobriu que as páginas do manuscrito, em pergaminho, datam do início do século 15, o que torna o livro um século mais velho do que se pensava.

'manuscrito Voynich' (1404 e 1438) - Fonte: wikipédia

O 'manuscrito Voynich' possui linhas de texto rabiscado em pergaminho envelhecido, ao redor de ilustrações cuidadosamente desenhadas retratando plantas, tabelas que parecem astronómicas e figuras humanas.
Actualmente o manuscrito pertence ao Beinecke Rare Book and Manuscript Library da Universidade de Yale. Foi descoberto em Villa Mondragone, perto de Roma, em 1912, pelo antigo livreiro Wilfrid Voynich num baú de livros colocado à venda pela Companhia de Jesus. Voynich dedicou o resto de sua vida para desvendar o mistério da origem do livro e decifrar o seu significado, sem conseguir.
Imagens do manuscrito neste endereço
Fonte: Estadão

Sem comentários: