sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

O Observatório Solar Dinâmico (SDO) observa o Sol há um ano

Uma imagem composta do Sol. obtida a partir dp Observatório Solar Dinâmico (SDO), em 11 de fevereiro de 2011, exatamente um ano após seu lançamento. A imagem combina três comprimentos de onda da luz ultravioleta extrema. Crédito: NASA / SDO

SDO é a primeira missão de um programa de ciência da NASA, chamado 'Living With a Star' (Vivendo com uma estrela), cujo objetivo é desenvolver o conhecimento científico necessário para abordar os aspectos do sistema Terra-Sol que afetam diretamente as nossas vidas e a sociedade.

Em 11 de fevereiro de 2010, às 10:23 da manhã, SDO é lançado ao espaço num foguetão Atlas V-401, a partir de Cabo Canaveral. Crédito: NASA

O SDO consegue obter imagens fantásticas e detalhadas do Sol. Um dos três instrumentos de bordo, chamado Atmospheric Imaging Assembly (AIA), capta uma imagem do Sol a cada 12 segundos em 10 comprimentos de onda diferentes - cada comprimento de onda ajuda a esclarecer aspectos do sol em diferentes temperaturas. As imagens estão disponíveis online em tempo real.
Estas imagens têm permitido analisar regularmente labaredas solares, ejeções de massa coronal, erupções de incandescência e outros fenómenos como as explosões solares., ajudando a conhecer a nossa estrela e a sua atmosfera.

Uma das primeiras imagens obtidas pelo SDO. A proeminência eruptiva solar, vista em luz ultravioleta extrema, em 30 março 2010, com a Terra sobreposta para escala. Crédito: NASA / SDO

Os outros dois instrumentos a bordo SDO também têm uma função importante. O Extreme Ultraviolet Variability Experiment (EVE) examina os fótões ultravioletas extremos do Sol, que são responsáveis pelo aquecimento da atmosfera superior da Terra. O Helioseismic and Magnetic Imager (HMI) observa como mudam os campos magnéticos em toda a superfície do Sol, assim como a atividade sísmica em todo o Sol. Estes dois instrumentos trazem um melhor conhecimento do interior da nossa estrela.
Um dos grandes sucessos da missão SDO é a coordenação entre os seus três instrumentos e as naves gémeas STEREO, colocadas em lados opostos do Sol em 06 de fevereiro de 2011 e continuando à sua volta nos próximos oito anos. Durante este tempo, STEREO e SDO, em conjunto, oferecem aos cientistas a primeira oportunidade de ver o sol todo simultaneamente e um grande avanço no conhecimento do tempo espacial.
Outras missões solares:
STEREO
Hinode
Trace
SOHO
RHESSI
Fonte: NASA

Sem comentários: