sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Primeira e última imagem do WISE


Imagem em infravermelho de uma região na constelação de Carina, perto da Via Láctea, obtida pelo Wide-field Infrared Survey Explorer (WISE), logo após ter ejectado a sua capa (lançado a 14 de Dezembro de 2009). A imagem "primeira luz" mostra milhares de estrelas e cobre uma área três vezes o tamanho da Lua.
Em 1 de fevereiro de 2011, o WISE tirou a sua última fotografia do céu. Esta "última luz" faz lembrar a "primeira luz" do WISE, obtida apenas 13 meses antes. A imagem final do WISE mostra milhares de estrelas numa parte da Via Láctea, cobrindo uma área três vezes o tamanho da Lua cheia, na constelação de Perseus. No canto superior esquerdo, pode ver-se uma ténue nuvem verde à volta de uma estrela variável pulsante, chamada EV Persei.


A imagem contém dados de dois detectores não afectados pelo aquecimento da nave, depois de ter terminado a substância refrigerante em outubro de 2010: a cor ciano (azul-verde) da luz detectada pelo canal 3,4 mícron de WISE, e a luz vermelha vista pelo canal de 4,6 mícron.
O satélite fica em hibernação, em órbita a cerca de 500 Km acima da superfície da Terra. A equipa WISE está a preparar os seus dados para serem apresentados ao público em dois momentos: em abril próximo e a versão final na primavera de 2012.
Fonte: WISE

Sem comentários: