domingo, 6 de fevereiro de 2011

Primeiras imagens STEREO do Sol inteiro

Última imagem do lado mais distante do Sol, com base em dados de alta resolução STEREO, obtida em 02 de fevereiro de 2011 às 23:56 UT.  Nesta altura ainda havia um pequeno intervalo entre a Frente e o Lado Oposto. Essa lacuna começa a fechar quando as sondas gémeas STEREO atingirem 180 graus de separação. Crédito: NASA

Lançadas em outubro de 2006, as sondas STEREO observam o fluxo de matéria e energia do Sol para a Terra. Hoje, as sondas gémeas STEREO da NASA posicionaram-se em lados opostos do Sol e estão a enviar continuamente imagens de todo o Sol, frente e lado oposto. Hoje as STEREO deram a primeira visão global da nossa estrela.
Pela primeira vez é possível observar a actividade solar em 3 dimensões, o Sol é uma esfera de plasma quente.



Esfera solar girando, feita com uma combinação de imagens das sondas STEREO, e dados simultâneos do Observatório Solar Dinâmico, obtidos em 31 de janeiro de 2011. As sondas ainda não estavam em "oposição", o pequeno espaço no lado oposto do Sol foi interpolado para simular a visão de 360º. Crédito: NASA

Cada sonda STEREO fotografa metade da estrela e envia as imagens para a Terra, onde os pesquisadores combinam as duas visões para criar uma esfera. Os telescópios STEREO estão ajustados para quatro comprimentos de onda da radiação ultravioleta extrema,  para detectar os principais aspectos da atividade solar, tais como erupções, tsunamis e filamentos magnéticos.
Os cientistas esperam grandes avanços na Física Teórica solar e na previsão do clima espacial. Deste modo já se consegue detectar as regiões activas do lado oposto do Sol, permitindo minorar possíveis danos em companhias aéreas, empresas de energia, satélites,etc.
Para além da Terra, a exploração espacial também será beneficiada. Vai ser possível acompanhar tempestades solares na direção de outros planetas, o que pode ajudar a proteger as missões espaciais.



Este posicionamento das naves STEREO está ser preparado desde o seu lançamento, em 2006. Foram dirigidas para lados opostos do Sol, ficando hoje, 6 de Fevereiro de 2011, em "oposição" separadas de 180º, cada uma delas observando um hemisfério diferente. Conjuntamente com o Observatório Solar Dinâmico, espera-se que as três naves consiguam fotografar todo o globo solar nos próximos 8 anos.
Fonte: NASA

Sem comentários: