quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Shikotan rodeada pelo mar gelado

Ostrov Shikotan (ou Shikotan) é uma ilha vulcânica no extremo sul da cadeia de Ilhas Curil. A cerca de 43 graus de latitude Norte, mais de meia distância para o Equador, Shikotan fica ao longo da extremidade sul da zona onde o mar gela no inverno, no Hemisfério Norte.

O mar gelado à volta de Shikotan - um turbilhão de véus rodeando a ilha - Crédito: NASA/Earth Observatory

A imagem de Shikotan em cor natural foi obtida pelo satélite Earth Observing-1 da NASA, em 14 de fevereiro de 2011. A ilha está rodeada por mar gelado, com formas estranhas e cor azul-acinzentado. Embora o mar congele à volta Shikotan, a extensão varia muito de ano para ano, e até no dia-a-dia.
O gelo desta imagem pode ter-se formado em poucos dias e move-se facilmente com as correntes. A Norte e extremo Oeste de Shikotan, redemoinhos moldaram o gelo em círculos. Os redemoinhos podem resultar de ventos opostos, ventos de norte empurrando o gelo para o sul, e os ventos de sudoeste empurrando o gelo em direção ao nordeste.
A desigual cobertura de neve salienta a aparência rugosa da ilha. Estudos geológicos indicam que ela foi atingida por vários tsunamis, embora, a chuva, o vento e as forças tectónicas, provavelmente, desempenharam um papel mais importante na formação da sua superfície. A ilha faz parte do Anel de Fogo do Pacífico e é sismicamente activa.
Fonte: Earth Observatory

Sem comentários: