segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Tanzânia vai construir estrada que atravessa o Parque Nacional do Serengueti

O Governo da Tanzânia está decidido a construir uma estrada no Noroeste do país, que corta o Parque Nacional do Serengueti, e não aceitou a ajuda financeira do Banco Mundial para a construção de uma via alternativa, contornando o parque e ligando as mesmas regiões.

A redução dos herbívoros vai ter um impacto negativo no ecossistema do Parque Nacional do Serengueti

Os ambientalistas de vários países temem que esta via impeça a passagem da maior migração de grandes mamíferos conhecida. Todos os anos, dois milhões de grandes mamíferos, incluindo zebras e gnus, mantêm uma rota de migração ao longo dos 30.000 Km deste ecossistema, que fica no Norte da Tanzânia. Parte dessa migração atravessará a futura estrada.

Gnus, zebras e veados formam a maior migração na zona do Serengueti

A estrada poderá começar a ser construída em 2012 e, segundo o projecto, será de cascalho na zona do parque. No entanto, o aumento da circulação automóvel previsto poderá exigir uma estrada de alcatrão, o que de qualquer forma vai constituir uma barreira ecológica para os herbívoros do Serengueti.
Um estudo publicado, no final de janeiro, na revista Public Library of Science One, tenta antecipar a evolução das populações de herbívoros depois de se construir esta barreira ecológica. Segundo o artigo, a pressão da estrada poderá reduzir as populações de gnus em 35 por cento, o que terá um impacto em todo o ecossistema. Este depende do impacto da migração massiva dos herbívoros, por isso irá mudar quando a migração desaparecer.

Os carnívoros dependem dos herbívoros

Um outro problema que pode surgir tem a ver com o fogo. Os herbívoros reduzem uma grande proporção do pasto, o que diminui o impacto dos incêndios. Por isso o estudo avisa que a redução de animais pode fazer aumentar este flagelo e tornar todo o ecossistema num produtor de carbono.
Segundo um comunicado do presidente Jakaya Kikwete da Tanzânia, o governo garante que todos as medidas de conservação vão ser mantidas no parque.
O Parque Nacional do Serengueti, que fica dentro da região do Serengueti, tem perto de 15 mil quilómetros quadrados e é Património Mundial da Unesco. É famoso pelas grandes migrações anuais de gnus, zebras e gazelas que acontecem de maio a junho.

Os leões são grandes predadores do Seringueti

No Parque vivem muitas outras espécies de grandes mamíferos como leões, hipopótamos, elefantes, leopardos, rinocerontes, girafas, antílopes e búfalos. Possui também hienas, chitas, macacos e muitas espécies de aves, entre outros animais. A sua riquíssima fauna atrai milhares de turistas todos os anos.
Fonte: Público.pt
Fonte das imagens: wikipédia

Sem comentários: