segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Tartarugas-cabeçudas mas bem orientadas

 Sabe-se que as tartarugas marinhas, quando adultas, voltam sempre à mesma praia onde nasceram para desovar. Mas como conseguem isto?
Kenneth e Catherine Lohmann, pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte (UNC), num trabalho publicado, em 2001,  na revista Science, mostraram que as tartarugas-cabeçudas, 'Caretta caretta', usavam referências do campo magnético da Terra para determinar as posições de latitude (norte-sul).

A tartaruga marinha 'Caretta caretta' uitiliza o campo magnético para navegar no oceano - Fonte: wukipédia

Passados 10 anos, os mesmos pesquisadores acabam de revelar, no estudo publicado na revista Current Biology, que as tartarugas utilizam esse mesmo mecanismo para determinar também a sua posição de longitude (leste-oeste).
Os resultados da pesquisa sugerem que as tartarugas podem usar o campo magnético da Terra como uma espécie de mapa com as duas coordenadas, de onde elas retiram as informações sobre a latitude e a longitude. É como se elas tivéssem um GPS na cabeça, embora não se saiba como elas fazem isso. As tartarugas-cabeçudas possuem um composto de ferro, magnetita (utilizada no fabrico de agulhas magnéticas),  no cérebro e algumas explicações referem que elas usam essa magnetita para navegação, pois é uma característica que lhes permite perceber o campo magnético da Terra.
Fonte: Estadão

Sem comentários: