quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

NEOWISE terminou o scan de asteróides e cometas

Durante a sua missão de um ano, o telescópio Wide-field Infrared Survey Explorer (WISE) mapeou todo o céu em luz infravermelha. Entre os muitos corpos celestes que foram descobertos pelo Neowise da missão WISE, encontram-se os 20 cometas da imagem - Crédito: NASA / JPL-Caltech / UCLA

A missão Neowise da NASA concluiu o seu levantamento de pequenos corpos, asteróides e cometas no nosso sistema solar. Para além dos 20 cometas da imagem, os objetos desconhecidos anteriormente, e descobertos pela missão, incluem mais de 33.000 asteróides no cinturão principal, entre Marte e Júpiter, e 134 objectos próximos da Terra (NEOs). Os NEOs (Near Earth Objcts) são asteróides e cometas com órbitas que ultrapassam a trajetória da Terra (para dentro) em torno do sol (cerca de 45 milhões de Km).
Neowise faz parte do Wide-Infrared Survey Explorer (WISE), a missão lançada em 2009. Enquanto WISE fazia o scan de todo o céu em infravermelho, capturou mais de 2,7 milhões de imagens de objetos no espaço, desde galáxias distantes a asteróides e cometas perto da Terra.
Além de descobrir novos asteróides e cometas, Neowise também confirmou a presença de objetos no cinturão principal, que já tinham sido detectados. Em apenas um ano, ele observou cerca de 153 mil corpos rochosos de aproximadamente 500.000 objetos conhecidos, incluindo os 33.000 que Neowise descobriu.
Neowise também observou objetos conhecidos mais próximos e mais distantes de nós do que o cinturão principal, incluindo cerca de 2.000 asteróides que orbitam Júpiter, juntamente com centenas de NEOs e mais de 100 cometas.
Estas observações em infravermelho serão fundamentais para determinar os tamanhos dos objetos. A luz visível só revela a luz que um asteróide é capaz de reflectir. Combinando as medidas em luz visível e infravermelho, os astrónomos também podem conhecer melhor as composições dos corpos rochosos - por exemplo, se eles são sólidos ou quebradiços.
Agora que Neowise concluiu, com êxito, uma varredura completa do cinturão de asteróides, a nave espacial WISE vai entrar em modo de hibernação e permanecer em órbita polar em torno da Terra, esperando por uma outra missão no futuro.
Fonte: NASA

Sem comentários: