domingo, 6 de março de 2011

Apontando a formação de estrelas na nebulosa Sh2-284

Nebulosa Sh2-284 - Crédito NASA/JPL-Caltech/UCLA

Imagem captada pelo Telescópio WISE, mostrando uma nuvem de poeira e gás com formação de estrelas, localizada na constelação de Monoceros. Esta nebulosa, conhecida por Sh2-284, está relativamente isolada no extremo de um braço espiral exterior da Via Láctea. No céu nocturno, situa-se na direção oposta ao centro da Via Láctea.
Nesta nebulosa salienta-se a existência do que os astrónomos chamam "elephant trunks" (trombas de elefante em tradução livre), que são gigantescas colunas de gás e poeira densos, que têm como exemplos famosos os "Pilares da Criação", observados numa imagem da Nebulosa da Águia, do Telescópio Espacial Hubble.

"Pilares da Criação" da Nebulosa da Águia - Crédito: Hubble

Nesta imagem WISE, os "elephant trunks" aparecem como pequenas colunas de gás estendidas em direção ao centro vazio de Sh2-284, como pequenos dedos verdes com unhas amarelas. A coluna mais notável está no lado direito do vazio, por volta da posição das 3 horas. Parece uma mão fechada com um dedo apontando para o centro do vazio. Esta tromba de elefante tem cerca de sete anos-luz de comprimento.
Pode observar-se uma outra visão desta grande região de formação de estrelas neste endereço, assim como um pormenor mais detalhado do pilar semelhante ao dedo apontando na cavidade central.
Bem no interior de Sh2-284 situa-se um agrupamento de estrelas, Dolidze 25, que emite enormes quantidades de radiação em todas as direções, juntamente com ventos estelares. Estes ventos estelares e a radiação limpam uma cavidade no interior do gás e da poeira em volta, criando o vazio que se vê no centro.
A parede verde brilhante rodeando a cavidade mostra como o gás tem sido destruído. No entanto, algumas secções da nuvem de gás originais eram muito mais densas do que outras, e conseguiram resistir ao poder erosivo da radiação e dos ventos estelares. Estas bolsas de gás denso mantiveram-se e protegeram o gás, não deixando ser destruído pelos ventos estelares, deixando para trás as "trombas de elefante", como estalagmites nas paredes das grutas terrestres.
A nebulosa Sh2-284 está classificada como uma região HIIligada à formação de estrelas. As estrelas do centro, o aglomerado Dolidze 25, formaram-se recentemente. São estrelas quentes, jovens e brilhantes, com idades variando de 1,5 a 13 milhões anos. Em comparação, o Sol tem cerca de 4,6 biliões de anos.
As cores usadas na imagem representam determinados comprimentos de onda da luz infravermelha. Azul e ciano (azul e verde) representam a luz emitida predominantemente por estrelas. Verde e vermelho representam a luz a emitida principalmente pela poeira.
Fonte: NASA

Sem comentários: