sábado, 26 de março de 2011

Circinus, uma galáxia "activa"

Circinus é considerada uma galáxia "activa" - Crédito: NASA/JPL-Caltech/UCLA

Imagem da galáxia Circinus observada pelo Telescópio de infravermelho WISE da NASA. O seu núcleo brilha intensamente com luz de cor vermelha. A galáxia Circinus está localizado na constelação de Circinus, a uma distância de 14 milhões de anos-luz. É uma das galáxias mais próximas, no entanto é pouco conhecida, porque é obscurecida pela quantidade de estrelas e poeira do plano da nossa galáxia Via Láctea.
Esta imagem WISE mostra dois braços em espiral, com a forma de um grande "S" verde. Estes braços foram revelados pelos Observatórios Spitzer e WISE da NASA. Os comprimentos de onda da luz infravermelha detectada por estes observatórios perfuram a poeira do plano da Via Láctea, descobrindo aspectos da galáxia Circinus.
Os astrónomos consideram Circinus uma galáxia "activa", significando que uma grande fracção da sua luminosidade é proveniente do núcleo. Acredita-se que toda a energia luminosa vem de duas fontes. A primeira é, provavelmente, um anel de formação de estrelas em torno do núcleo. Alguma perturbação gravitacional recente provocou o colapso do material à volta do núcleo, formando-se estrelas a um ritmo acelerado. A formação de estrelas faz muita poeira, que é aquecida e brilha na luz infravermelha. A outra fonte é um núcleo galáctico activo, um buraco negro supermassivo rodeado por um disco de matéria que cai lentamente no buraco. Esse disco de matéria contém uma grande quantidade de gás e poeira. O material mais próximo do buraco negro está tão quente que produz raios-X e luz ultravioleta de grande intensidade. A poeira mais afastada no disco absorve muita desta luz, aquecendo e brilhando também em infravermelho. Circinus contém o núcleo de galáxia "activa" mais próximo de nós.
Na imagem, as cores azul e ciano representam principalmente lus das estrelas, enquanto verde e vermelho a luz emitida pela poeira quente.
Fonte: NASA

Sem comentários: