sexta-feira, 11 de março de 2011

Excesso de velocidade provoca choque

Algumas estrelas movem-se pelo espaço mais rapidamente do que outras. O Telescópio infravermelho WISE da NASA captou esta imagem da estrela Alfa Camelopardalis, ou Cam Alpha, 'voando pelo céu'.

Arco de choque da estrela Alpha Cam - Crédito: NASA/JPL-Caltech

A estrela supergigante Alpha Cam é a estrela brilhante no meio da imagem, cercada de um lado por uma nuvem de poeira e gás em forma de arco - um arco de choque - de cor vermelha nesta visão infravermelha do WISE. Estrelas como esta, que se movem rapidamente são chamadas de 'estrelas fugitivas' ou 'estrelas em fuga'.
Embora incerto, pensa-se que Alpha Cam está localizada algures entre 1.600 e 6.900 anos-luz de distância e movendo-se a uma velocidade surpreendente entre 680 e 4.200 km por segundo.
Outras estrelas fugitivas e os seus arcos de choque foram captados pelo Telescópio WISE como, por exemplo, Zeta Ophiuchi, Aurigae AE e Menkhib.

A estrela fugitiva Menkhib, uma das estrelas mais brilhantes da constelação de Perseus (na parte superior esquerda, perto da nuvem de poeira vermelha), rodeada pela grande formação de estrelas na nebulasa Califórnia, correndo diagonalmente através da imagem. A onda de choque está a aquecer a poeira, que WISE vê como a nuvem vermelha no canto superior esquerdo da imagem - Crédito: NASA / JPL-Caltech / UCLA

Os astrónomos acreditam que as estrelas em fuga são consequência da explosão de supernova de uma estrela companheira ou através de interacções gravitacionais com outras estrelas num aglomerado.
Alpha Cam é uma estrela supergigante que liberta um vento muito forte. A velocidade do vento é dirigida para a frente da estrela em movimento no espaço. Quando este vento rápido choca no material interestelar em movimento mais lento, forma-se um arco de choque, semelhante às ondas curvas na frente da proa de um barco movendo-se na água. O vento estelar comprime o gás e a poeira interestelar, fazendo-o aquecer e brilha no infravermelho. O arco de choque de Alpha Cam não se vê em luz visível, mas o infravermelho permite observar o arco gracioso de gás e poeira aquecidos em torno da estrela.
Fonte: Jet Propulsion Laboratory

Sem comentários: