sexta-feira, 25 de março de 2011

Herbívoro pré-histórico, com dentes de sabre, descoberto no Brasil

Foi descoberto no Brasil o fóssil de um animal pré-histórico, que viveu há 260 milhões de anos, um herbívoro mas com caninos semelhantes a dentes de sabre.
Trata-se de uma nova espécie, com o nome científico  Tiarajudens eccentricus, que significa "dente excêntrico de Tiaraju", em homenagem ao lugar onde foi encontrado, o distrito de Tiarajú, em São Gabriel, na região central do Rio Grande do Sul.

(reprodução)
O fóssil foi identificado como pertencendo ao grupo dos terapsídeos e que viveu no Período Permiano, da Era Paleozoica. O animal apresentava uma dentição de herbívoro, com incisivos e molares, mas com os molares implantados no palato e, além disso com grandes dentes de sabre (12 cm).
Segundo o pesquisador Juan Carlos Cisneros, principal autor do artigo publicado na revista Science, o fóssil, com a sua estranha dentição, constitui uma nova espécie para a ciência, sendo o registo mais antigo de um terapsídeo com capacidade de mastigar de forma eficiente os alimentos e também o mais antigo herbívoro com dentes de sabre, talvez utilizados para defesa de predadores, disputa de território e de fêmeas. Neste fóssil há evidência de encaixe perfeito entre os dentes superiores e os inferiores (oclusão dentária), uma característica que se pensava própria dos mamíferos, que surgiram posteriormente.
A habilidade de mastigar do Tiarajudens eccentricus permitiu-lhe processar plantas com grande quantidade de fibra, mais abundantes, e ele pôde expandir-se para novos nichos ecológicos, um primeiro passo em direcção a um ambiente com predomínio de vertebrados herbívoros e um número menor de carnívoros, mais semelhante aos ecossistemas modernos.


Fonte: Estadão

Link relacionado:
Pesquisadores apresentam fóssil marinho de 525 milhões de anos
Science Daily

Sem comentários: