sábado, 26 de março de 2011

Novos artefactos humanos sugerem que as Américas foram povoadas mais cedo

A descoberta de novos artefactos humanos no sítio arqueológico Debra L. Friedkin, no Texas, Estados Unidos, revelou evidências de ocupação humana anterior, à volta de  2.500 anos, à cultura Clóvis, que se acredita ter sido a primeira a povoar as Américas há cerca de 13.000 anos.

Artefactos
Clicar para ver imagens e vídeos da pesquisa e artefactos encontrados

Uma equipe liderada por Michael Waters, da Universidade do Texas A&M, descobriu milhares de peças, cerca de 16.000, onde algumas são ferramentas e outros são lascas de pedra afiada associadas ao fabrico, por exemplo de facas e ferramentas para cortar e raspar. A sua datação por luminescência, mostrou que eles têm entre 13.200 e 15.500 anos, portanto anteriores ao povo Clovis. A técnica por luminescência determina a data dos sedimentos que circundam os artefactos, indicando a última vez que eles estiveram expostos ao Sol. O trabalho vem publicado na revista Science.
De acordo com esta descoberta, muito antes da cultura Clóvis, um grupo de seres humanos terá chegado ao chamado Novo Mundo, depois de atravessar o estreito de Bering vindo da Ásia, e depois ter-se-ia espalhado pela América do Norte, América Central e do Sul.
A Cultura Clóvis é uma cultura pré-histórica da América que surgiu no final da última Idade do Gelo. Chama-se assim por causa dos artefactos encontrados perto da cidade de Clovis (Novo México). O povo de Clóvis era considerado o mais antigo habitante do Novo Mundo.

Vestígios da Cultura Clovis - Fonte: wikipédia

Acreditava-se que os primeiros povos tinham cruzado o Estreito de Bering da Sibéria para o Alasca quando o nível do mar entre os continentes baixara, iniciando assim uma caminhada em direcção ao sul do continente. Contudo, novas evidências têm sido encontradas em vários locais, indicando que a cultura Clóvis pode não ter sido a primeira das Américas.
Para Michael Waters, "Essa descoberta desafia-nos a repensar o início da colonização das Américas. Não há dúvida de que estas ferramentas e as armas são de fabrico humano e datam de cerca de 15.500 anos atrás, fazendo deles os mais antigos artefactos encontrados tanto no Texas e na América do Norte". E, referindo-se à continuação do estudo dos artefactos, "Esses estudos vão ajudar-nos a descobrir de onde vieram essas pessoas, como se adaptaram aos novos ambientes que encontraram, e compreender as origens de grupos posteriores como os Clovis".
Fonte: ÚltimoSegundo / Artigo sobre a investigação

Sem comentários: