segunda-feira, 14 de março de 2011

O "Olho de Sauron" na galáxia NGC 4151


Imagem composta da região central da galáxia espiral NGC 4151, que os astrónomos chamaram de "Olho de Sauron", pela sua semelhança com o olho do personagem malévolo do "O Senhor dos Anéis".
Na zona da "pupila do olho", as observações de raios-X do Telescópio Chandra combinadas com dados ópticos (amarelo) do Telescópio Jacobus Kapteyn (JKT), em La Palma, mostram hidrogénio carregado positivamente. A nuvem vermelha à volta é devida ao hidrogénio neutro detectado por observações de rádio do NSF Very Large Array (VLA).
Este hidrogénio neutro é parte de uma estrutura próxima do centro da NGC 4151, que foi distorcida por interacção gravitacional com o resto da galáxia, e inclui material que cai em direcção ao centro da galáxia. As bolhas amarelas na nuvem vermelha são as regiões onde se verificou formação estelar recentemente.
Um estudo recente demonstrou que a emissão de raios-X foi causada, provavelmente, por uma explosão alimentada pelo buraco negro supermassivo localizado na região branca, no centro da galáxia.
NGC 4151 fica a cerca de 43 milhões de anos-luz de distância da Terra e é uma das galáxias mais próximas, que contém um buraco negro em crescimento activo. NGC 4151 fornece pistas sobre a interacção mantida entre um buraco negro em actividade e os gases que o rodeiam. Está localizada na constelação Canes Venatici, visível no Hemisfério Norte
Fonte: NASA

Sem comentários: