terça-feira, 29 de março de 2011

Primeira imagem de Mercúrio a partir da sua órbita

Primeira imagem de Mercúrio, em 29 de Março de 2011, já com a nave Messenger em órbita - Crédito: NASA / Johns Hopkins University Applied Physics Laboratory / Instituição Carnegie de Washington

Imagem histórica de Mercúrio, a primeira obtida pela nave espacial Messenger em órbita em torno do planeta mais interior do Sistema do Solar.
A cratera dominante na parte superior é Debussy com os seus raios com centenas de quilómetros. A oeste está a pequena cratera Matabei, com os seus invulgares raios escuros. A parte inferior da imagem é perto do pólo sul de Mercúrio, e inclui uma região da superfície não observada anteriormente pelas naves espaciais. Comparando esta imagem com a primeira imagem orbital planejada para 29 de Março, pode identificar-se a nova região fotografada, a sul de Debussy.
Nos próximos três dias, a nave Messenger irá adquirir 1.185 imagens adicionais de apoio às actividades. A primeira fase científica da missão, com a duração de um ano, começará em 4 de Abril, durante a qual a nave Messenger tirará mais 75.000 fotos para apoio científico.
Em 17 de março de 2011 (18 de março de 2011, UTC), MESSENGER tornou-se a primeira nave a orbitar o planeta Mercúrio. Actualmente a missão está numa fase de verificação de funcionamento dos seus instrumentos, através de uma série de actividades especialmente adequadas. A missão científica principal da Messenger vai usar sete instrumentos científicos e investigação científica via radio para desvendar a história e evolução do planeta do Sistema Solar mais pequeno e mais próximo do Sol.
Fonte: NASA / Página Web Messenger

Sem comentários: