quinta-feira, 14 de abril de 2011

Aves herdaram o sentido do olfacto dos dinossáurios

Novas pesquisas sugerem que as aves desenvolveram um melhor sentido de olfacto do que os seus ancestrais dinossáurios.
Actualmente, as aves são mais admiradas pelas suas capacidades de vôo, visão e equilíbrio mais do que pelo olfacto. Mas, um novo estudo publicado na revista Proceedings of the Royal Society B, mostra que o sentido do olfacto realmente melhorou durante a transição dinossáurio-ave, assim como a visão e o equilíbrio.

O dinossáurio Bambiraptor ajudou os cientistas a determinar que os pássaros herdaram um bom olfatco dos dinossauros e, ainda, o desenvolveram mais - Fonte: wikipédia

A equipa de investigação usou a técnica de tomografia computadorizada para visualizar, em 3D, os crânios de dinossáurios e aves extintas, para determinar o tamanho dos bolbos olfactivos, uma parte do cérebro envolvida no sentido do olfacto. Entre os pássaros modernos e mamíferos, os bolbos maiores correspondem a um aumento da sensação de cheiro (vídeo do estudo no final)
O estudo dos fósseis revelou detalhes interessantes sobre a evolução do sentido do olfacto entre as aves primitivas.
A ave mais antiga conhecida, o Archaeopteryx, herdou o sentido do cheiro de pequenos dinossáurios carnívoros, há cerca de 150 milhões de anos. Mais tarde, há cerca de 95 milhões de anos, os antepassados de todas as aves modernas desenvolveram, ainda mais, a sua capacidade olfactiva.

O Archaeopteryx, ave primitiva tinha um sentido de cheiro semelhante ao pombo actual - Fonte: wikipédia

A combinação de um sentido do olfacto mais aguçado, boa visão e coordenação nas primeiras aves modernas pode ter sido vantajoso para orientar-se na procura de alimento, companheiros ou habitats mais adequados.
A equipa também comparou alguns animais antigos e modernos. Os cientistas descobriram que os pássaros antigos, como o Archaeopteryx, tinham um sentido de cheiro semelhante ao pombo.

Aves mais inteligentes não precisam de um grande sentido de cheiro - Fonte: wikipédia

Para a Dra. Darla Zelenitsky, Professora Assistente de Paleontologia do Departamento de Geociências da Universidade de Calgary e principal autora do artigo publicado, "Os Abutres-da-Turquia e os albatrozes são aves bem conhecidos pelo seu sentido de cheiro aguçado, que eles usam para procurar comida ou navegar em grandes áreas". "A nossa descoberta de que pequenos dinossáurios Velociraptor, como Bambiraptor, tinham um olfato tão desenvolvido como estas aves sugere que o cheiro pode ter desempenhado um papel importante enquanto estes dinossáurios caçavam a sua comida".
O estudo constatou que entre as aves modernas, as espécies mais primitivas, como os patos e os flamingos, têm bolbos olfactivos relativamente grandes. As aves que vemos mais todos os dias, como, por exemplo, corvos, tentilhões e papagaios nas gaiolas, têm dos menores bolbos olfactivos. Coincide que são também as aves mais inteligentes, o que sugere que a inteligência avançada pode diminuir a necessidade de um sentido do cheiro poderoso.

Sentido do olfacto nas aves
(clicar na imagem para aceder ao vídeo)

Fonte: Universidade de Calgary/Notícias / ÚltimoSegundo (português)

Sem comentários: