quarta-feira, 13 de abril de 2011

Chernobyl 25 anos depois (galeria de fotos)

Em 26 de Abril de 1986,  o reactor nuclear 4 de Chernobyl explodiu, provocando o que é considerado, até agora, a pior catástrofe nuclear da história. A população da região, incluindo a cidade próxima Pripyat, foi evacuada apenas 30 horas depois do acidente e muita gente foi contaminada com a radiação.
Os dados oficiais do governo soviético contabilizaram 15 mil mortes, mas segundo organizações não governamentais, este número chega a 80 mil vítimas.
Passados 25 anos do acidente, os níveis de radiação diminuíram  mas ainda é mantida uma área de exclusão à volta da central nuclear. O cenário é desolador.
A cidade abandonada de Pripyat ainda guarda os símbolos do regime soviético, um parque de diversões que nunca foi inaugurado permanece intacto sem que nenhuma criança tenha brincado nele. Escolas vazias ainda conservam máscaras de protecção usadas pelos alunos após o acidente. Clicar na imagem para ver fotos.

Central Nuclear de Chernobyl
Passados 25 anos do acidente, ainda é mantida uma área de exclusão à volta da central nuclear de Chernobyl. O cenário é de abandono - Crédito: wikipédia

Fonte: ÚltimoSegundo

Sem comentários: