sexta-feira, 8 de abril de 2011

Comparando Titã (região de Xanadu), lua de Saturno e Calisto, lua de Júpiter

Em Titã, a paisagem surge erodida pelo clima, em Calisto e erosão tem outra causa - Crédito: NASA / JPL

As imagens comparam as características da superfície de Titã, lua de Saturno, observadas pela sonda Cassini da NASA, na região de Xanadu, e as características observadas, pela sonda Galileo da NASA, das crateras de Calisto (à direita), lua de Júpiter.
Inicialmente, Titã pode ter tido uma paisagem de crateras semelhante à de Calisto, e que desde então tem sido destruída pela chuva e enxurradas de metano.
Há estruturas grandes e circulares na região de Xanadu, em Titã, que têm algumas das características de crateras de impacto, como, por exemplo, picos centrais e falésias interiores circulares, que fazem os cientistas pensar que são, na verdade, crateras de impacto erodidas. A superfície de Calisto também tem uma paisagem formada substancialmente por crateras de impacto erodidas. No entanto, a erosão de Calisto não é causada pelo clima mas, de acordo com os cientistas, é provocada pela evaporação do gelo no solo.
A imagem do radar da Cassini, foi obtida em sobrevôo de Titã a 30 de Abril de 2006, e a imagem da câmera da Galileo foi obtida em 25 de Junho de 1997.
Fonte: NASA

Sem comentários: