quarta-feira, 13 de abril de 2011

Descoberta nova espécie de dinossáurio que é elo de ligação entre dois grupos de dinossáurios

Uma equipa de cientistas liderada pelo Instituto Smithsonian descobriu um crânio fossilizado e as vértebras do pescoço de um dinossáurio que correspondem a uma nova espécie que é o elo de ligação evolutiva entre dois grupos de dinossáurios.
A nova espécie, Chauliodus Daemonosaurus , foi encontrada em Ghost Ranch (Rancho Fantasma), no estado do Novo México, nos Estados Unidos. A descoberta vem publicada na revista Proceedings of the Royal Society B.
Segundo Hans Sues, que liderou a equipa que descobriu o fóssil, analisando a estrutura óssea do fóssil, foi possível localizá-lo como o elo intermediário entre dinossáurios anteriores da América do Sul e terópodes mais desenvolvidos (ver imagens aqui).

Chauliodus Daemonosaurus era um terópode primitivo, o elo de ligação que faltava entre os primeiros dinossáurios predadores e os dinossáurios terópodes mais desenvolvidos - Fonte imagem: wikipédia

Os dinossáurios mais antigos conhecidos andavam ou corriam sobre as patas traseiras e incluiam espécies predadoras primitivas, como o Herrerasaurus. Eles viviam onde é hoje a Argentina e o Brasil, no início do Período Triássico, há cerca de 230 milhões de anos. O fóssil de Chauliodus Daemonosaurus veio preencher a lacuna entre os primeiros dinossáurios predadores e os dinossáurios terópodes que surgiram depois.
A nova espécie é um tipo primitivo de terópode e terá vivido há cerca de 205 milhões de anos, pouco antes do início do período Jurássico. Pelos achados não é possível prever a altura do Daemonosaurus chauliodus.
Fonte: Notícias (Instituto Smithsonian) via Estadão

Sem comentários: