quinta-feira, 14 de abril de 2011

Estrelas moribundas dão espectáculos de luz em maternidade estelar

John Herschel foi o primeiro a observar, NGC 3582, complexa região de gás brilhante e nuvens de poeira escura em 1834, durante a sua estadia na África do Sul - Crédito: ESO, Digitized Sky Survey 2 and Joe DePasquale 

Região de formação de estrelas NGC 3582, obtida com o telescópio MPG/ESO do ESO no Observatório de La Silla, Chile. A imagem mostra arcos de gás gigantes muito parecidos a proeminências solares, provavelmente ejectados por estrelas moribundas, formando-se nesta maternidade estelar ao mesmo tempo que as estrelas jovens. Estas são muito energéticas e emitem radiação ultravioleta intensa, que faz brilhar o gás da nebulosa, produzindo o espetáculo de luz observado na imagem..
NGC 3582 faz parte de uma enorme região de formação estelar da Via Láctea, chamada RCW 57. Está situada próximo do plano central da Via Láctea, na constelação austral de Carina.
Algumas das estrelas que se formam em regiões como a NGC 3582 são muito mais pesadas do que o Sol. Estas estrelas enormes emitem energia a taxas prodigiosas e têm vidas muito curtas, terminando em explosões de supernovas. O material ejectado durante estes eventos dramáticos cria bolhas no gás e poeira circundantes. Esta é a origem provável dos arcos observados nesta fotografia.
A imagem foi processado pelo Observatório Espacial do Sul (ESO), utilizando dados observacionais identificados por Joe DePasquale, dos Estados Unidos da América, que participou no concurso de astrofotografia Tesouros Escondidos do ESO 2010, em Outubro/Novembro 2010.
Fonte: ESO

Sem comentários: