sábado, 16 de abril de 2011

Missão WISE disponibiliza primeiro conjunto de dados sobre o mapa do céu

Mapa do céu coberto pelos dados preliminares WISE apresentados. Este mapa está centrado na Via Láctea. O plano da galáxia está situado ao longo do equador, e o centro da galáxia está no centro do mapa. - Crédito: NASA / JPL-Caltech / UCLA

Mapa da parte do céu coberta pelo conjunto de dados preliminares da missão WISE da NASA e que foram libertados. WISE foi lançado ao espaço em 14 de Dezembro de 2009, com o objectivo de mapear todo o céu em luz infravermelha, em quatro comprimentos de onda. Em 14 abril de 2011, a equipa responsável divulgou dados que representam 57 por cento do céu, tal como foi observado pelo telescópio. Esta versão preliminar dos dados está disponível online.
A pesquisa completa, com processamento de dados melhorado, será disponibilizada na primavera de 2012.
Os astrónomos de todo o mundo agora podem investigar centenas de milhões de galáxias, estrelas e asteróides que fazem parte deste primeiro conjunto de dados de campo da missão.
As regiões de cor cinza correspondem a dados ainda não disponíveis nesta primeira fase. Para as regiões com os dados, o azul e ciano revelam principalmente luz das estrelas, enquanto o verde e o vermelho resultam de poeira, principalmente quente.

Na constelação, a cabeça de Orion, o caçador, é representada pela estrela Lamdba Orionis (ponto vermelho no meio). Mas vista em luz infravermelha pelo WISE, mostra uma nebulosa gigante em torno de Lambda Orionis, o "Lambda Orionis anel molecular", ttambém conhecido como SH 2-264 ou anel Meissa (em árabe, a estrela Lambda Orionis é conhecida como "Meissa" ou "Al-Maisan", que significa "o brilhante"). A estrela azul brilhante, no canto inferior esquerdo da imagem, é Betelgeuse, que representa um ombro do caçador Orion - Crédito: NASA / JPL-Caltech / UCLA

Sem comentários: