quinta-feira, 7 de abril de 2011

Poeira do Saara também traz benefícios

As nuvens de poeira ajudam os aceanos como suportes de vida do fitoplâncton - Crédito: NASA/Jeff Schmaltz/ MODIS Rapid Response Team NASA GSFC.

Nuvem de poeira sobre o Oceano Atlântico, ao largo da costa de Portugal, observada pela satélite Terra, em 6 de Abril de 2011.
A poeira veio do deserto do Saara, na África do Norte, transportada pelos ventos resultantes de sistemas de baixas pressões. Nesta animação pode ver-se a evolução desta nuvem de pó entre os dias 4 de Abril e 9 de Abril de 2011.
A poeira transportada no ar interfere no nosso planeta de várias maneiras. São as partículas de aerossóis mais abundantes na atmosfera, e núcleos naturais para a formação de nuvens. As partículas de poeira e as nuvens que elas geram podem reflectir a energia do Sol de volta para o espaço, provocando de forma eficaz o sombreamento da superfície da Terra e a diminuição das suas temperaturas.
A poeira também transporta minerais, especialmente ferro, que ajudam a fertilizar os oceanos da Terra. Em águas pobres de ferro, o pó fornece nutrientes essenciais para o fitoplâncton, pequenas plantas e organismos semelhantes a plantas, que crescem nas águas superficiais iluminadas pelo sol. A imagem mostra o crescimento de fitoplâncton no Atlântico (cor verde) sob a poeira, embora possa não estar relacionado com esta tempestade de poeira em particular.
Fonte: Earth Observatory

Sem comentários: