domingo, 10 de abril de 2011

A rocha "Gagarin" foi examinada pelo robô Opportunity em 2005

Em 2005, o robô Opportunity analisou uma rocha informalmente designada por "Gagarin", durante o 401 e 402 dias marcianos da sua actividade em Marte (10 e 11 de Março de 2005).

Esta imagem de "Gagarin"combina exposições com três filtros diferentes da câmera panorâmica do Opportunity, 14 de março de 2005, e está apresentada em cor falsa para realçar as diferenças entre os materiais das rochas e dos solos - Crédito: NASA / JPL-Caltech / Univ. de Cornell / ASU

A imagem mostra a marca circular criada quando a ferramenta expôs o interior da rocha "Gagarin" num alvo chamado "Yuri". O círculo tem cerca de 4,5 centímetros de diâmetro.

Esta imagem de "Gagarin" resulta da combinação de exposições com três filtros diferentes da câmera panorâmica do Opportunity, em 14 de março de 2005, e está apresentada na cor aproximadamente verdadeira - Crédito: NASA / JPL-Caltech / Univ. de Cornell / ASU

A rocha "Gagarin" está à beira de uma pequena cratera muito erodida, chamada "Vostok", lembrando a nave que transportou o astronauta Yuri Gagarin no primeiro vôo espacial humano, em 12 de Abril de 1961.
Fonte: Photojournal/NASA

Sem comentários: