segunda-feira, 4 de abril de 2011

Soyuz TMA-21 homenageia Yuri Gagarin

Soyuz TMA-21 ("Gagarin") em Baikonur - Crédito: NASA / Carla Cioffi

A nave espacial Soyuz TMA-21 encontra-se na plataforma de lançamento no Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão. A nave vai conduzir, atè à Estação Espacial Internacional, os restantes tripulantes da Expedição 27, Comandante Alexander Samokutyaev, engenheiro de vôo da NASA Ron Garan e o engenheiro de vôo russo Andrey Borisenko.
O lançamento da Soyuz TMA-21, baptizada de "Gagarin", está previsto para segunda-feira, em 4 de abril às 06:18 EDT (terça-feira, hora local), uma semana antes do 50º aniversário do lançamento do astronauta Yuri Gagarin da mesma plataforma de lançamento em Baikonur, em 12 de abril de 1961, para se tornar o primeiro homem a voar no espaço.
Sexta-feira, os controladores deslocaram a ISS para evitar possíveis choques com detritos espaciais, neste caso resultantes do choque dos satélites COSMOS 2251 e o Iridium 33, en Fevereiro de 2009.
Entretanto, os três membros da Expedição 27, residentes na Estação Espacial Internacional, preparam-se para receber os seus companheiros na Soyuz e a visita do vaivém espacial Endeavour. Hoje a NASA anunciou o adiamento de dez dias para o lançamento do vaivém, por problemas de calendário com a nave russa Progress. A sua partida está prevista, agora, para 29 de Abril.
Fonte: NASA

Sem comentários: