terça-feira, 5 de abril de 2011

Telescópio Spitzer revela jactos gémeos na constelação de Orion

O Telescópio Espacial Spitzer da NASA conseguiu descobrir, numa estrela bebé, a formação de dois jactos idênticos (linhas verdes provenientes da estrela). O jacto da direita já tinha sido detectado antes em luz visível, mas o jacto da esquerda - o gémeo idêntico ao primeiro jacto - só foi visto em infravermelho pelo Spitzer, pois estava escondido atrás de uma nuvem escura.

Imagem do Telescópio Spitzer, mostrando os jactos gémeos, em verde - Crédito: NASA / JPL-Caltech

A imagem do telescópio mostra que os jactos gémeos, num sistema chamado Herbig-Haro 34, são compostos de nós idênticos de gás e poeira, expulsos um após o outro da área ao redor da estrela. O estudo destes jactos permitiu determinar que o jacto da direita ejectou o material 4,5 anos mais tarde que o da esquerda.
Os novos dados também revelam que os jactos tiveram origem numa área contida dentro de uma esfera em torno da estrela, com um raio de 3 unidades astronómicas. Uma unidade astronómica é a distância entre a Terra e o Sol. Na frente dos jatos individuais pode ver-se material compactado em forma de arco, resultante dos choques.

A imagem mostra duas vistas da mesma estrela bebé - à esquerda é uma imagem de luz visível, e à direita é uma imagem de infravermelhos do Telescópio Spitzer. A imagem do Spitzer mostra que esta estrela tem um segundo jacto idêntico na direcção oposta da primeira. Ambos os jactos são vistos em verde na imagem do Spitzer, que emanam da estrela bebé, em branco. Apenas um jato pode ser visto na imagem em luz visível (em vermelho) - Crédito: NASA / JPL-Caltech

Estes jactos Herbig-Haro 34 estão localizadas em cerca de 1.400 anos-luz de distância, na constelação de Orion.
Fonte: NASA

Sem comentários: