sexta-feira, 29 de abril de 2011

A viagem mais distante da Humanidade

Após 33 anos da sua partida da Terra, as sondas gémeas Voyager da NASA encontram-se na borda do sistema solar e ainda continuam activas, recebendo e enviando mensagens. Actualmente, as sondas ainda estão na heliosfera, uma bolha gigante feita de plasma solar e campos magnéticos. A heliosfera é aproximadamente três vezes maior do que a órbita de Plutão. Todos os planetas, asteróides, naves espaciais, e formas de vida que pertencem ao nosso sistema solar estão dentro dela.

Ilustração com as duas sondas Voyager da NASA, atravessando uma região turbulenta do espaço, a heliosfera, a casca exterior da bolha de partículas carregadas em torno de nosso Sol - Crédito: NASA / JPL-Caltech

Não se sabe ao certo quantos quilómetros faltam para que a Voyager 1, a mais adiantada, entre no espaço interestelar. A maioria dos pesquisadores acredita que acontecerá no prazo de cinco anos. As Voyagers obtêm energia pelo decaimento radioactivo de uma fonte de calor plutónio 238, que deve manter os sistemas das naves funcionando pelo menos até 2020.
Depois disso, a "Voyager tornar-se-á o nosso embaixador em silêncio para as estrelas".
Cada sonda está equipada com um disco de ouro, "Golden Record", literalmente, um registo fonográfico de cobre revestido de ouro. Contém fotografias da Terra, música do mundo, um ensaio de áudio com sons da Terra; saudações em 55 línguas humanas e uma língua de baleia; as ondas cerebrais de uma jovem apaixonada e saudações do secretário-geral das Nações Unidas. Uma equipa liderada por Carl Sagan montou o registo como uma mensagem a possíveis civilizações extraterrestres que possam encontrar a nave espacial.

Cada uma das duas Voyagers, lançadas em 1977, transporta um registo fonográfico de 12 polegadas, banhado a ouro, com imagens e sons da Terra. A capa do Golden Record, mostrada na parte superior direita, tem instruções explicando como usar o registo, um diagrama mostrando a localização do nosso Sol e os dois estados mais baixos do átomo de hidrogénio, como um relógio de referência fundamental. A imagem à esquerda é uma ampliação do interior do registo - Crédito: NASA/JPL-Caltech

"Um bilião de anos a partir de agora, quando tudo o que fizémos na Terra estiver reduzido a pó, quando os continentes mudarem para além do reconhecimento e a nossa espécie estiver inimaginavelmente alterada ou extinta, o registo Voyager falará por nós", escreveu Carl Sagan e Ann Druyan, na introdução para uma versão em CD.
Este vídeo apresenta destaques das viagens Voyager aos planetas exteriores, e mostra onde se encontram agora, na heliosfera, prontas para entrar no espaço interestelar.



Fonte: NASA

Link relacionado:
Há 25 anos, a sonda Voyager 2 visitou Urano
Sondas Voyager 1 e 2

Sem comentários: