terça-feira, 26 de abril de 2011

Vôo final do vaivém espacial Endeavour

O vôo final do vaivém espacial Endeavour está programado para as 19h47 (hora de Lisboa) de sexta-feira, 29 de Abril, na sua missão STS-134 de 14 dias à Estação Espacial Internacional.

Vaivém Espacial Endeavour - Crédito: NASA/Terry Zaperach

O vaivém vai entregar o Espectrómetro Alfa Magnético 2 (AMS-02), produzido por uma equipa internacional que inclui investigadores portugueses do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas. O AMS é um detector de partículas projectado para operar a partir da estação espacial e procurar diversos tipos de matéria invulgar medindo os raios cósmicos. Irá ajudar no estudo da formação do Universo e na pesquisa de evidências da matéria escura e antimatéria. Além do AMS-2, o vaivém vai transportar peças de reposição para a plataforma EXPRESS, que apoia caminhadas espaciais e experiências na estação internacional.
A missão STS-134 inclui quatro caminhadas espaciais dedicadas à manutenção da estação e instalação de novos componentes. Estas são as últimas caminhadas espaciais programadas por membros da tripulação do vaivém espacial. A Missão STS-134 é o último vôo do Endeavour e o penúltimo do Programa dos vaivéns espaciais.

Os astronautas Musgrave e Hoffman, na missão STS-61 do Endeavour, instalaram a óptica correctiva no Telescópio Espacial Hubble, durante cerca de 10 dias - Crédito: NASA

Endeavour foi o último vaivém a ser construído e teve a sua viagem inaugural em 7 de Maio de 1992, na missão STS-49. Mais tarde, as missões incluíram a primeira missão de manutenção do Telescópio Espacial Hubble, STS-61 em Dezembro de 1993; entrega do primeiro componente americano da estação espacial, o módulo Unity, na STS-88 em Dezembro de 1998 e, ainda, o vôo da primeira astronauta educadora, Barbara Morgan, que voou para o espaço na STS-118, em Agosto de 2007.
Endeavour recebeu o nome do primeiro navio, HMS Endeavour, comandado por James Cook, explorador britânico do século 18, um navegador e astrónomo. A viagem de Cook no Endeavour foi a primeira expedição científica pelo Pacífico.
A missão também inclui a abordagem do vaivém Endeavour de volta à estação espacial, após desencaixe, para testar novas tecnologias de sensores que poderão tornar mais fácil a acoplagem à Estação Espacial Internacional para os futuros veículos espaciais.
Mark Kelly (Marinha dos EUA) vai comandar o Endeavour e o astronauta Gregory H. Johnson (Força Aérea dos EUA) é o piloto. Serão acompanhados pelo especialista da missão Mike Fincke (Força Aérea dos EUA), o astronauta da Agência Espacial Europeia Roberto Vittori (Força Aérea Italiana), Andrew Feustel e Greg Chamitoff.
Fonte: STS-134, vôo final do Endeavour (kit)

Sem comentários: