segunda-feira, 23 de maio de 2011

As cinzas vulcânicas devem chegar à Grã-Bretanha na terçe-feira


De acordo com as informações do centro de meteorologia britânico (Met Office), a nuvem de cinzas do vulcão Grimsvotn, na Islândia, deve atingir o norte da Grã-Bretanha e do Oceano Atlântico na manhã de terça-feira. No entanto, isso não significa que o espaço aéreo será fechado.
A nuvem também deve atingir Escócia, Irlanda do Norte e Irlanda. No final da semana, acredita-se que ela possa chegar a França e a Espanha.
O vulcão islandês entrou em erupção no sábado, levando ao encerramento do espaço aéreo nas proximidades e ao cancelamento de todos os voos domésticos. O país está a ser bastante afectado com as cinzas, que já chegaram à capital Reykjavik. Turismo e agricultura também foram atingidos.
O vulcão está situado sob o maior glaciar de Europa, o Vatnajokull, e o degelo forma lama e inundações locais.
Esta erupção do Grimsvotn foi a mais forte registada nos últimos cem anos, no entanto não se espera que provoque grande perturbação no tráfego aéreo europeu, tal como aconteceu com o vulcão Eujafjallajokull, em Abril de 2010. As cinzas vulcânicas do Grimsvotn são maiores e caem mais depressa no solo.
Fonte: ÚltimoSegundo

Sem comentários: