quinta-feira, 5 de maio de 2011

Asteróide gigante vai passar perto da Terra em Novembro

Animação da trajectória do asteroide 2005 YU55 entre os dias 8 e 9 de Novembro - Crédito: NASA/JPL-Caltech

Em 8 de Novembro, um asteroide gigante, 2005 YU55, que se move em direcção à Terra, vai passar perto do nosso planeta, com um ponto de maior aproximação de cerca de 325.000 quilómetros, inferior à distância Terra-Lua.
Este asteróide, que tem cerca de 400 metros de largura, é a maior rocha do espaço identificada que vai chegar tão perto do nosso planeta até 2028. Foi descoberto em Dezembro de 2005.

Imagem de radar do asteróide 2005 YU55, obtida pelo telescópio de radar de Arecibo, em Porto Rico, quando ele se encontrava a 2,3 milhões de Km da Terra - Crédito: NASA/Cornell/Arecibo

Segundo os cientistas, "YU55 não representa nenhuma ameaça de uma colisão sobre a Terra, pelo menos, nos próximos 100 anos. Durante a sua maior aproximação, o seu efeito gravitacional sobre a Terra será minúsculo e incomensurável . Não vai afectar as marés ou qualquer outra coisa".
A próxima passagem do YU55 tão perto é uma boa oportunidade para o estudo científico do asteróide, ainda pouco conhecido. Sabe-se que é um asteróide de tipo C, constituído por materiais primitivos dos quais se formou o Sistema Solar.
Fonte: NASA

Sem comentários: