quarta-feira, 18 de maio de 2011

Bebé mico-leão-preto nascido por cesariana

Um bebé de mico-leão-preto, uma espécie de macaco criticamente em perigo, nasceu no parque de conservação da fauna selvagem Durrell Wildlife Conservation Trust, na Inglaterra, por cesariana.
A cria, a que chamaram Francis, foi a primeira nascida em cativeiro fora do Brasil em oito anos, um evento muito importante para o Programa Europeu de Espécies Ameaçadas.

Apenas cerca de 3 por cento do habitat natural do mico-leão-preto continua no Brasil (reprodução)

Francis é o primeiro filho saudável de Roxanne, que já perdeu dois bebés e sofreu vários abortos. Por isso foi decidido monitorar os seus quatro meses e meio de gravidez com cuidado e fazer o parto por cesariana no momento oportuno. No vídeo abaixo pode ver-se o nascimento do bebé, na parte final.
Os macacos mico-leão-pretos, Leontopithecus chrysopygus, são pequenos, crescendo até 25-33 cm de comprimento. Têm longas cabeleiras negras que estão na origem do seu nome. A espécie também é conhecido como mico-leão-dourado-rumped por causa de uma mancha de pêlos dourados nas patas posteriores. Os seus dedos são longos e ágeis, como os de outras espécies de mico-leão, e são macacos inteligentes - em proporção ao tamanho do seu corpo, eles têm mais massa cinzenta que os humanos.
O bebé macaco está a ser criado à mão e alimentado com seringa a cada duas horas, durante o dia e a noite. Nas próximas semanas, os funcionários do parque vão ensinar-lhe, lentamente, a beber o leite de um prato e só depois pode ser devolvido à família.
Actualmente o parque tem nove mico-leão-preto, incluindo Francis. A instituição tem reintroduzido, com sucesso, alguns dos seus macacos na vida selvagem das florestas do Brasil.
A parte final do vídeo mostra o parto por cesariana do mico-leão-preto (clicar na figura)
Mico-leão-preto

Fonte: OurAmazingplanet

Sem comentários: