quarta-feira, 4 de maio de 2011

"Chuva de estrelas" Eta Aquaridas, meteoros do cometa Halley

O cometa Halley orbita o sol uma vez a cada 76 anos. Cada vez que oscila pelo sol, o calor solar intenso evapora cerca de 6 metros de gelo e rochas do núcleo. As partículas de detritos, com o tamanho de grãos de areia, espalham-se ao longo da órbita do cometa, enchendo-a com pequenos meteoróides. - Crédito: NASA

Estamos na época dos meteoros Eta Aquaridas. Em 2011, o pico ocorrerá na noite de 5 de Maio e na manhã do dia 6 de Maio. A lua nova vai ajudar escurecer o céu, permitindo uma boa visualização, que será melhor no hemisfério sul.
Cada meteoro Eta Aquaridas é um pedacinho do cometa Halley. Este cometa proporciona uma chuva de meteoros duas vezes por ano, quando o nosso planeta passa pela nuvem de escombros que ele deixa. Em Maio temos a Eta Aquaridas e em Outubro a Oriónidas.

A chuva de meteoros Eta Aquaridas parece vir da constelação de Aquário - Crédito: NASA

O cometa Halley é visível da Terra, aproximadamente a cada 76 anos. A última visita foi em 1986 e não será visível novamente até meados de 2061. A chuva de meteoros anual Eta Aquarida tem este nome porque o radiante ou a direção da origem dos meteoros parece ser a constelação de Aquário.


Fonte: NASAScience

Sem comentários: