sexta-feira, 6 de maio de 2011

Cometa Elenin chega em Outubro

Neste Outono entrará no nosso Sistema Solar o cometa Elenin, também conhecido pelo seu nome astronómico de C/2010 X1.

Trajectória do cometa Elenin no Sistema Solar - Crédito: NASA / JPL-Caltech

Foi detectado, pela primeira vez, em 10 de Dezembro de 2010, por Leonid Elenin em Lyubertsy, Rússia. Actualmente o cometa encontra-se a 274 milhões de quilómetros da Terra, aproximando-se cada vez mais à medida que ele viaja até ao seu periélio (ponto mais próximo do Sol), descrevendo um arco através do nosso Sistema Solar. Mesmo quando estiver mais próximo, o cometa não se verá facilmente, não é muito brilhante.
O Elenin terá a sua maior aproximação à Terra em 16 de Outubro deste ano, a uma distância de 35.000 mil quilómetros de nós.
De acordo com os cientistas, o cometa é um corpo de gelo e pó de tamanho modesto e que não irá afectar o nosso planeta.
"Este cometa pode não dar um grande espectáculo (uma referência ao pouco brilho). Assim como, certamente, não irá causar qualquer perturbação aqui na Terra. Mas há um motivo para admirar", comentou Yeomans, do Near-Earth Object Program Office, da NASA. "Esse viajante intrépido vai oferecer aos astrónomos a oportunidade de estudar um cometa relativamente jovem, que chegou aqui  vindo do outro lado da região planetária do nosso sistema solar. Em pouco tempo, volta a ir embora, e não vamos ver ou ouvir falar de Elenin durante milhares de anos. Isso é muito bom."
Fonte: NASA

Sem comentários: