terça-feira, 24 de maio de 2011

Descoberto mais um planeta do sistema estelar Kepler-10

A ilustração artística mostra o sistema estelar Kepler-10, localizado a cerca de 560 anos-luz, perto das constelações de Cygnus e Lyra, com os seus dois planetas Kepler-10b e Kepler-10c (em primeiro plano) - Crédito: NASA/Ames/JPL-Caltech

Kepler já descobriu dois planetas em torno desta estrela Kepler-10. O primeiro a ser encontrado, Kepler-10b é, até hoje, o menor exoplaneta rochoso conhecido (mancha escura contra a estrela amarela). O planeta tem um raio de 1,4 vezes o da Terra e orbita a sua estrela a cada 0,8 dias. A sua descoberta foi anunciada em Janeiro 2011.
Agora, em Maio de 2011, a equipa de Kepler anuncia a descoberta de um outro planeta do sistema Kepler-10, chamado Kepler-10c (objeto de maior em primeiro plano). É maior do que o Kepler-10b, com um raio 2,2 vezes o da Terra, orbitando a estrela a cada 45 dias. Ambos são mundos quentes.
Kepler-10c foi identificado pela primeira vez por Kepler, e a sua descoberta foi validada utilizando uma combinação de uma técnica de simulação de computador chamada "Blender", e através do Telescópio Espacial Spitzer, da NASA, métodos usados para validar os planetas Kepler demasiado pequenos e longínquos.
Fonte: NASA

Sem comentários: