domingo, 8 de maio de 2011

Descoberto um dos primeiros minerais formados no Sistema Solar

Uma equipa de cientistas anunciou, no jornal periódico American Mineralogist, a descoberta de um novo mineral, krotite, um dos primeiros minerais formados no nosso sistema solar.

Grão "Ovo Rachado", cujo principal componente é o krotite, contido no Meteorito NWA 1934 - Crédito: Photo Copyright © California Institute of Technology - Creative Commons Non-Commercial Share Alike Licence - Some Rights Reserved

O mineral foi encontrado numa inclusão (grão) invulgar do meteorito (NWA 1934), no noroeste da África. Esta é uma inclusão refractária e supõe-se que as inclusões deste tipo constituem os primeiros materiais planetários formados no nosso sistema solar, antes da formação da Terra e dos outros planetas.
O grão onde foi encontrado o krotite, é especialmente conhecido como "Ovo Rachado" pelo seu aspecto característico. A sua análise revelou ser uma inclusão refractária rica em cálcio-alumínio, isto é, este grão contém minerais que são estáveis ​​a temperaturas muito altas, o que comprova a sua provável formação muito primitiva, a partir da condensação da nebulosa solar a alta temperatura.
O estudo da difracção por raios X mostrou que o principal componente do grão era um óxido de alumínio e cálcio de baixa pressão, (CaAl2O4), nunca antes encontrado na natureza, mas o mineral tinha o mesmo arranjo atómico de um componente de alguns tipos de concreto (alta temperatura) refractários, fabricados pelo homem. O composto sintético é comum, mas na natureza, o krotite é muito raro, tendo sido detectado apenas em material com mais de 4,5 biliões de anos, a inclusão Ovo Rachado do meteorito NWA 1934. O estudo desta inclusão refractrária é importante para o conhecimento sobre as condições em que se formou e evoluiu posteriormente. Além do krotite, o Ovo Rachado contém pelo menos outros oito minerais, incluindo um outro mineral novo para a ciência.
O mineral krotite recebeu o seu nome em homenagem a Alexander N. Krot, cosmoquímico na Universidade do Havaí, em reconhecimento pelo seu contributo para a compreensão dos processos no sistema solar primitivo.
Fonte: ScienceDaily

Link relacionado:
Cientistas descobrem novo tipo de mineral num meteorito da Antárctida

Sem comentários: