quarta-feira, 18 de maio de 2011

Engenheiros inventaram uma tenda que se transforma em betão depois de molhada


Dois engenheiros britânicos, Peter Brewin e Will Crawford, inventaram uma tenda que, ao ser regada com água, se transforma num abrigo de betão.
É uma tenda inflável, com um revestimento de plástico no interior, e por fora é feita com o tecido especial, que contém betão. Depois de armada e presa ao chão, basta regar com água e esperar cerca de 24 horas. O betão endurece e fica pronta para usar.
Segundo os seus inventores, as tendas são alternativas viáveis para campos de refugiados, pois os abrigos duram muito, são à prova de fogo, podem ser fechados com portas e não aquecem muito ao Sol.
A tenda já foi usada na Etiópia, para ajudar em projectos de agricultura. Actualmente, os engenheiros estão a colaborar com entidades no Japão, para ajudar no processo de reconstrução das áreas atingidas pelo tsunami em Março deste ano.
O grande problema deste abrigo é o seu custo elevado, sobretudo quando utilizado em países pobres e com poucos recursos. No entanto, uma maior demanda faria baixar os custos.
Fonte: ÚltimoSegundo

Sem comentários: