segunda-feira, 9 de maio de 2011

Foram encontrados fósseis de marsupiais primitivos na Bolívia

Os cientistas pensavam que o gambá-comum, Didelphis marsupialis, tinha herdado o comportamento solitário dos seus antepassados - Fonte: wikipédia

Especialistas do Instituto Real de Ciências Naturais da Bélgica descobriram os fósseis de 35 membros de uma espécie primitiva de marsupiais da época do Paleoceno, na Bolívia. A descoberta vem publicada na revista Nature.
Foram encontrados fósseis de marsupiais da espécie Pucadelphys andinus, com 64 milhões de anos, machos e fêmeas em vários estágios de maturidade (imagens aqui)
Os esqueletos da espécie foram encontrados numa área de um metro quadrado, evidenciando que viviam em grupos sociais, contrariamente aos costumes dos gambás contemporâneos, que são solitários por natureza e de maior dimensão.
Os mamíferos modernos costumam viver em grupos, mas a maioria dos marsupiais são solitários. Até agora não havia evidências fósseis para sugerir que estes animais se comportavam de outra maneira, daí que os paleontólogos tivéssem concluído que os marsupiais foram solitários ao longo da sua história evolutiva.
Uma das explicações sobre este comportamento social dos marsupiais primitivos é dada por Christian de Muizon, um paleontólogo do Museu de História Natural de Paris e co-autor do artigo publicado: "Nesta altura os marsupaiais estavam a irradiar por toda a América do Sul. O comportamento gregário pode ter tornado mais fácil a fixação em novas regiões e novos ambientes, favorecendo a reprodução e os cuidados parentais. Depois das populações estabelecidas, o instinto gregário não se mostrou tão útil e perdeu-se ao longo do tempo. É claro, precisamos encontrar muitos mais fósseis para provar isso correctamente.
Fonte: ÚltimoSegundo / NatureNews

Sem comentários: