segunda-feira, 16 de maio de 2011

O vaivém espacial Endeavour partiu para a sua última missão

O vaivém espacial Endeavour partiu, esta segunda-feira, a caminho da Estação Espacial Internacional na sua missão STS-134 e último vôo, antes de ser retirado da sua vida activa.

O vaivém espacial Endeavour parte para a sua 25ª e última missão STS-134, em direcção à Estação Espacial Internacional - Crédito: NASA

A nave saiu às 13h57 (hora de Lisboa) do Centro Espacial Kennedy e será acoplado à estação espacial, na manhã de quarta-feira (18). Na sua missão de 16 dias, o Endeavour e a tripulação vão entregar o Espectrómetro Magnético Alfa (AMS), um detector de partículas e peças de reposição.
O Espectrómetro foi construído por uma equipa internacional, incluindo investigadores portugueses do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP). O aparelho mede raios cósmicos e poderá detectar matéria escura e antimatéria, temas fundamentais para a formação do Universo. O AMS será montado no exterior da ISS, numa posição que lhe permita apanhar sinais de raios cósmicos do Universo. É uma experiência que deverá durar até 2020, altura prevista para o fim da estação orbital.
O lançamento do vaivém Endeavour tinha sido inicialmente previsto para 29 de Abril, mas foi adiado devido a problemas técnicos. Depois do seu regresso, tal como aconteceu com o Discovery, o vaivém será retirado e exposto de modo permanente no Centro de Ciência da Califórnia. A época dos vaivéns termina com a viagem final do Atlantis, programada para Julho de 2011.
O vídeo faz uma retrospectiva sobre as várias missões do vaivém Endeavour


Galeria fotográfica sobre as viagens do Endeavour

Fonte: NASA

Sem comentários: