terça-feira, 28 de junho de 2011

10 milhões de pessoas são afectadas pela pior seca dos últimos 60 anos na África

Mais de dez milhões de pessoas afectadas pela pior seca dos últimos 60 anos no Corno de África precisam urgentemente de ajuda humanitária, declarou esta terça-feira (28) a ONU.
A seca já dura há anos e, sobretudo nos últimos dois anos, a falta de chuva provocou uma crise alimentar importante nessa região. Em muitas zonas, em particular no Quénia, Etiópia e Somália, pode dizer-se que já existe fome. As culturas agrícolas foram afectadas e o preço dos cereais aumentou, dificultando ou impedindo o acesso a alimentos básicos.

A malnutrição nas crianças é uma preocupação para as Nações Unidas, que prevêem um aumento das taxas de mortalidade - que já são elevadas.

De acordo com os dados da ONU, a seca afecta 3,2 milhões de pessoas no Quénia; 2,6 milhões de pessoas na Somália; 3,2 milhões na Etiópia e 117 mil em Djibuti.
Por sua vez, a organização humanitária Save The Children anunciou que, todos os dias, cerca de 1300 pessoas – entre as quais 800 serão crianças – estão a fugir da Somália para o Quénia, por causa da seca e da guerra.
De acordo com dados do Alto Comissariado para os Refugiados, cerca de 20 mil somalis chegaram nas duas últimas semanas a um acampamento em Dadaab, no noroeste do Quénia.
“Uma em cada três crianças na Somália está malnutrida”, afirmou Elisabeth Byrs, porta-voz do Gabinete de Coordenação de Assuntos Humanos das Nações Unidas, e a falta de financiamento está a limitar a intervenção das organizações internacionais.
Fonte: Público.pt

Sem comentários: