segunda-feira, 27 de junho de 2011

Ornitorrinco da Austrália ameaçado pelas alterações climáticas

As alterações climáticas estão a afectar a distribuição de um dos animais mais emblemáticos da Austrália, o ornitorrinco.

O pêlo do ornitorrinco pode ser-lhe fatal com o aquecimento global - Fonte: wikipédia

Pesquisadores do Centro para a Biodiversidade da Universidade de Monash, na Austrália, mostraram que as zonas habitadas pelos ornitorrincos (Ornithorhynchus anatinus), na Austrália, estão a diminuir à medida que o clima se torna mais quente e seco.
Segundo a pesquisa publicada na revista "Global Change Biology", foram combinados dados sobre o clima e a população de ornitorrincos desde o século 19, para mostrar que a diminuição da população destes animais se deve mais às ondas de calor do que à disponibilidade de habitat.O ornitorrinco é um mamífero semiaquático e de hábitos nocturnos, originário da Austrália, e com a característica muito especial de se reproduzir por ovos.
O seu pêlo constitui um excelente isolamento, que lhe permite viver nas zonas profundas e frias dos rios, mas que o torna muito vulnerável quando as temperaturas aumentam.
De acordo com o professor Jenny Davis, que participou na pesquisa, o ornitorrinco tem uma capacidade limitada para moderar a temperatura do corpo.
A pesquisa também mostrou que a tendência, a longo prazo, para um clima mais quente e seco no sudeste da Austrália vai reduzir o habitat do animal em mais de 30% nos próximos 60 anos, redução que será agravada pelo aumento da extracção de água para a agricultura e água potável.
"Esta é apenas mais uma prova de que a mudança climática é um factor real que está a afectar a nossa biodiversidade nativa neste momento", disse o Dr. Ross Thompson, director-adjunto do Centro Australiano para a Biodiversidade, onde a pesquisa foi conduzida.
"Isso reforça a necessidade de agir decisivamente em questões de mudança climática".
Fonte: Universidade de Monash/Notícias via ÚltimoSegundo

Sem comentários: