terça-feira, 21 de junho de 2011

Encontrados os fósseis mais antigos do homem moderno na Europa

Foram encontrados os fósseis mais antigos do homem moderno na Europa, com 32 mil anos, na Ucrânia, de acordo com um estudo publicado na revista PLoS One.
A descoberta foi feita pelo arqueólogo Alexander Yanevich, da Academia Nacional das Ciências da Ucrânia, na gruta Buran-Kaya (na cordilheira da Crimeia), que servia de abrigo, em escavações feitas em 2001, 2009 e 2010.

Foram encontrados ossos e dentes fossilizados do Homo Sapiens - Crédito: PLoS One

Para além de fragmentos de ossos humanos e dentes, entre os fósseis encontrados existem ferramentas, restos de animais e objectos decorativos fabricados de marfim. Os investigadores relacionaram estes objectos com a cultura gravetense, que se espalhou pela Europa nessa época. O nome vem do sítio arqueológico La Gravette, em França, onde foram descobertos os primeiros vestígios desta cultura.

Objectos decorativos encontrados na gruta Buran-Kaya - Crédito: PLoS One

Segundo o estudo, as características das peças dentais e a morfologia dos ossos occipitais (no crânio) sugerem que eram humanos anatomicamente modernos.
A datação por radiocarbono revelou que os restos humanos têm 32 mil anos: “São as mais antigas provas directas da presença de homens anatomicamente modernos [no Sudeste da Europa], num contexto arqueológico bem documentado”, escreve a equipa de Yanevich.

Indústria lítica da gruta Buran-Kaya - Crédito: PLoS One

A descoberta destes fósseis pode dar novas pistas para compreender as migrações dos primeiros humanos modernos, nomeadamente a sua expansão pela Europa durante o Paleolítico superior (33.000-9.000 a. C, aproximadamente), onde entraram então em contacto com os Neandertais, extintos há 28 mil anos. De qualquer modo os achados revelaram novas informações sobre as suas tradições e cultura.
Mais informações aqui e aqui.

Sem comentários: