quarta-feira, 29 de junho de 2011

Estrela de neutrõres devora parcialmente matéria emitida pela sua companheira supergigante azul

O observatório XMM-Newton, da ESA, detectou uma erupção estelar fraca, em raios X, com quase 10.000 vezes o seu brilho normal. Os astrónomos acreditam que a explosão foi causada pela estrela tentando 'devorar' um aglomerado gigante da matéria.

A neutron star partially devouring a massive clump of matter
Ilustração de uma estrela de neutrões 'devorando' parcialmente um aglomerado de matéria emitido por uma estrela supergigante azul que é sua companheira - Crédito: ESA/AOES Medialab

O acontecimento ocorreu numa estrela de neutrões, que é o centro colapsado de uma estrela que antes era muito maior, mas que agora tem cerca de 10 Km de diâmetro e, como é muito densa, gera um forte campo gravitacional O aglomerado de matéria era muito maior do que a estrela de neutrões e foi emitido pela sua enorme estrela companheira supergigante azul. Os raios X resultam do gás no aglomerado, que é aquecido a milhões de graus enquanto é atraído pelo campo de intensa gravidade da estrela de neutrões.
Para os cientistas, os resultados do estudo da erupção observada neste sistema estelar, conhecido apenas pelo seu número de catálogo IGR J18410-0535, vão ajudar os astrónomos a compreender o comportamento da supergigante azul e o modo como emite matéria para o espaço. Todas as estrelas expulsam átomos para espaço, criando um vento estelar.
Fonte: ESA

Sem comentários: