terça-feira, 21 de junho de 2011

Fungos prejudiciais à saúde nas máquinas de lavar louça

Todos nós sabemos para que serve a máquina de lavar louça, mesmo sem a ter. Mas, talvez não imaginávamos que ela pode constituir um habitat ideal para determinados seres microscópicos.
Cientistas encontraram um fungo prejudicial em 56% das máquinas de lavar louça que analisaram, em 189 lares de 101 cidades em seis continentes.
O fungo negro Exophiala dermatitidis foi encontrado associado com o fungo E. phaeomuriformis, na borracha da vedação das portas das máquinas. Ambas as espécies são bastante tolerantes a temperaturas elevadas, detergentes agressivos e a águas ácidas e alcalinas.
Estes fungos são "extremófilos" e raros na natureza. O calor e a humidade da máquina proporcionam um ambiente favorável ao seu desenvolvimento, o que representa um risco potencial à saúde.
Segundo o estudo apresentado na última edição do jornal Fungal Biology e publicado pela British Mycological Society, os fungos encontrados são capazes de causar doenças sistémicas nos seres humanos e frequentemente colonizam os pulmões dos pacientes com fibrose cística. No entanto, a investigação não se centrou na possível ameaça à saúde que podem representar. Por isso se recomendam mais pesquisas, atendendo ao risco de uma mistura genética neste ambiente fora do comum.
"A coexistência de diferentes genótipos das mesmas espécies permite possivelmente uma recombinação genética, gerando novos genótipos com potenciais patogénicos desconhecidos," indica o jornal.
Nas máquinas de lavar louça foram encontradas ainda outras espécies microscópicas pertencentes aos grupos Aspergillus, Candida, Magnusiomyces, Fusarium, Penicillium e Rhodotorula.
Fonte: ÚltimoSegundo

Sem comentários: