quinta-feira, 30 de junho de 2011

Insecto com 2 milímetros é o animal mais barulhento da Terra

Segundo um estudo publicado na revista PLoS One, um minúsculo insecto aquático, conhecido por barqueiro de água, é o animal mais barulhento da Terra em relação ao seu tamanho corporal.
Cientistas da França e Escócia gravaram o som produzido por eles acima dos 99,2 decibéis, o equivalente a ouvir uma orquestra sentado na primeira fila.

Micronecta scholtzi, o minúsculo animal barulhento - Fonte: PLoS One

O insecto produz o som, esfregando o pénis contra o abdómen, um processo conhecido por "estridulação".
Os barqueiros de água, Micronecta scholtzi, são insectos de água doce com apenas 2 milímetros de comprimento e são comuns em toda a Europa.
Segundo os pesquisadores, o "canto" tem a finalidade de atrair um companheiro. Os machos podem "cantar" em coro, ao competir pelas fêmeas (ouvir gravações aqui).
Os pesquisadores acreditam que a selecção sexual poderá ser a razão pela qual a música dos insectos é tão alta. "Os machos tentam competir para ter acesso às fêmeas e então tentam produzir uma música tão alto quanto possível, potencialmente ultrapassando a canção dos concorrentes." Segundo eles, "a concorrência pode ter exagerado o volume das músicas dos machos ao longo do tempo".
Micronecta scholtzi não é o único insecto que produz sons usando os órgãos genitais. Há pelo menos mais um, a mariposa Syntonarcha iriastis, que também usa órgãos genitais modificados para produzir ultra-sons.
Os insectos são capazes de produzir sons usando várias partes do seu corpo, asas, pernas, tórax, etc. No entanto, surpreendeu os cientistas como os barqueiros de água conseguem fazer tanto barulho, utilizando apenas uma zona tão pequena de 50 micrómetros, da largura de um cabelo humano. Não evidenciando adaptações para amplificar o som, ainda não é possível saber como o fazem.
Fonte: BBC Nature news

Sem comentários: