quinta-feira, 23 de junho de 2011

Jovens golfinhos machos atacam para libertar as suas frustações

Pesquisadores americanos testemunharam três ataques de golfinhos (Tursiops truncatus) a toninhas (Phocoena phocoena), um pequeno cetáceo que vive no hemisfério Norte. De acordo com um estudo, as agressões ocorridas na Califórnia podem estar relacionadas com frustrações sexuais de jovens golfinhos. Já tinham sido observados ataques semelhantes no Reino Unido, no entanto, pela primeira vez, foi possível identificar que os agressores eram machos jovens.


golfinho-nariz-de-garrafa, golfinho-roaz ou roaz-corvineiro (Tursiops truncatus) - Fonte: wikipédia

Os ataques foram presenciados na baía de Monterey, na Califórnia, onde desde 2005, 44 carcaças de toninhas foram identificadas por sofrer ataques de golfinhos.
Ataques dos golfinhos às toninhas têm uma sequência semelhante. Um grupo que pode ter até 16 jovens machos persegue a toninha que, depois de cercada, é abatida por um, ou três golfinhos. Como nesta baía os animais são monitorados pelos cientistas, eles identificaram perfeitamente quais foram os golfinhos que mataram as três toninhas. (ver imagens do ataque)
Ainda não se conhecem os motivos destes ataques, mas acredita-se que estejam relacionados com a frustração sexual dos jovens golfinhos, já que os ataques aconteceram durante a época de reprodução. De acordo com Mark Cotter, que faz parte do Okeanis, organização sem fins lucrativos de conservação na Califórnia, e que testemunhou os ataques, os jovens machos não conseguem ter acesso às fêmeas devido à competição com machos mais velhos, e libertam as suas frustações sobre os animais menores.

Toninha - Fonte: wikipédia

De acordo com o estudo publicado no periódico científico Marine Mammal Science, não há competição por alimento entre as duas espécies, pois comem animais diferentes. Verifica-se que os golfinhos também não comem as toninhas que matam. Estas parecem-se e são menores que os filhotes de golfinhos e há notícias de ataques a crias de golfinhos noutras partes do mundo.
Fonte: ÚltimoSegundo

Sem comentários: