quinta-feira, 30 de junho de 2011

Mais 25 locais nomeados Património Mundial da Humanidade (2011)

A Unesco - a agência da ONU para educação, ciência e cultura, através do Comité do Património Mundial, inscreveu mais 25 locais no Património Mundial da Humanidade.
As Nações Unidas começaram a reconhecer locais do Património Mundial em 1972, a fim de proteger o património cultural e natural. Um lugar pode ser nomeado Património Mundial da Humanidade se tiver um significado especial cultural ou natural, como uma floresta, lago, deserto, montanha ou edifício.

Pelicanos-brancos e lesser flamingos no Lago Nakuru. O Sistema de Lagos do Quénia é constituído pelos lagos Elementaita, Nakuru e Lago Bogoria, todos situados no grande vale do Rift, no Quénia. Os três lagos são parte integrante de uma das maiores rotas de aves migratórias no mundo. A área mantém 75% da população global da espécie lesser flamingo e suporta uma das maiores colónias de reprodução do grande pelicano-branco, para além de ser o habitat de inverno para mais de 100 espécies de aves migratórias - Crédito imagem: wikipédia

No conjunto aprovado encontram-se três locais de beleza natural, a Costa de Ningaloo, na Austrália, as Ilhas Ogasawara, no Japão, e o Sistema de Lagos do Quénia, no grande vale do Rift, no Quénia. O deserto de Wadi Rum, na Jordânia, faz parte da lista pelo seu valor natural e cultural.

Petróglifos em Wadi Rum . O deserto de Wadi Rum situa-se no sul da Jordânia. Foi habitado por muitas culturas humanas. Petróglifos, inscrições e restos arqueológicos testemunham 12.000 anos de ocupação humana e interacção com o ambiente natural. A combinação de 25 mil gravuras rupestres com 20.000 inscrições traçam a evolução do pensamento humano e desenvolvimento inicial do alfabeto. O local ilustra a evolução da actividade pastorícia, agrícola e urbana na região. - Crédito imagem: wikipédia

  Entre os 21 locais considerados patrimónios de valor cultural, está o Forte Jesus, em Mombassa, no Quénia, construído pelos Portugueses entre 1593-1596 para proteger o porto.

Forte Jesus em Mombassa, um dos exemplos mais notáveis ​​e bem conservados de fortificações militares portuguesas do séc.16 e um marco na história deste tipo de construção. - Crédito: wikipédia

A lista do Património Mundial da Unesco tem agora um total de 936 locais: 183 naturais, 725 culturais e 28 mistos.
Portugal tem 13 locais inscritos na lista mundial, 12 pelo seu valor cultural e um natural - a floresta Laurisilva da Madeira.
Fonte: Unesco/Património Mundial

Sem comentários: