segunda-feira, 13 de junho de 2011

Novos terramotos atingem Christchurch, na Nova Zelândia


A cidade de Christchurch, na Nova Zelândia, foi novamente abalada, nesta segunda-feira, por uma série de terramotos que provocaram cerca de 40 feridos leves. A população local reviveu o pânico de há quase quatro meses, quando um terramoto matou 181 pessoas e destruiu boa parte da cidade. Milhares de pessoas vieram para as ruas.
Os abalos não causaram mortos, mas danificaram vários prédios e estradas devido à libertação de areia e água do subsolo (liquefacção).
Os tremores também causaram corte de energia, deixando milhares de casas sem aquecimento, em pleno Inverno, afectando ainda o abastecimento de água, a rádio e a televisão.
O primeiro abalo aconteceu pouco depois de meio dia (hora local), com uma intensidade de 5,5 graus na escala Richter, e teve o epicentro a 11 Km de profundidade e a dez Km a sudeste da cidade. Seguiram-se várias réplicas, a maior das quais de grau 6, com epicentro a dez Km, a sudeste de Christchurch, e a uma profundidade de 9 Km. Este sismo foi sentido nas cidades da costa leste da Ilha Sul e danificou ainda mais a catedral de Christchurch e outras construções, já afectadas pelo sismo de Fevereiro.
A Nova Zelândia está localizada na falha geológica entre as placas tectónicas do Pacífico e Oceania e regista todos os anos cerca de 14 mil tremores de terra, dos quais 100 a 150 são perceptíveis.
Fonte: ÚltimoSegundo

Sem comentários: