segunda-feira, 13 de junho de 2011

Sonda Dawn aproxima-se do asteróide Vesta


Os cientistas que trabalham com a sonda Dawn, da NASA, criaram um novo vídeo mostrando o gigantesco asteróide Vesta enquanto a nave espacial se aproxima do objecto no cinturão de asteróides, e onde já se começa a notar alguns detalhes da superfície.
As imagens mostram uma estrutura escura, perto do equador de Vesta, que se move da esquerda para a direita através do campo de visão, à medida que o asteróide roda. O pólo sul de Vesta é o canto inferior direito, na posição das 5 horas.
As imagens da animação foram obtidas pela câmara de enquadramento de Dawn, em 1 de Junho de 2011, durante 30 minutos e a uma distância de cerca de 483.000 km.
Vesta tem 530 Km de diâmetro e é o segundo objecto mais massivo no cinturão de asteróides. É também o único grande asteróide com uma superfície basáltica, formadas devido a processos vulcânicos no início da história do sistema solar. Vesta é considerado um protoplaneta porque é um grande corpo que quase se tornou num planeta.
As imagens usadas no vídeo são usadas pelos navegadores para corrigir a trajectória da nave Dawn, durante a sua aproximação a Vesta, com chegada prevista em 16 de Julho de 2011. Depois de Vesta, a nave vai visitar o asteróide Ceres.
Fonte: NASA

Sem comentários: